Benefícios do Ozono (O³) na Saúde


Informações sobre os benefícios concretos da utilização do ozono na saúde poderão ser encontrados facilmente, com uma simples pesquisa na web, por exemplo, no motor de busca Google, poderá comprovar isso mesmo. Porém, deixamos-lhe aqui, desde já, alguns desses benefícios da utilização do ozono na saúde, factos constatados e testemunhados por um prestigiado médico que exerce a sua actividade em Vancouver (Canadá).

PODER DE CURA DO OZONO

Células saudáveis necessitam de oxigénio. A maioria das infecções ocorrem devido à invasão dos anaeróbios, porém, isto não irá prosperar em um ambiente rico em oxigénio. A deficiência de oxigénio no corpo, por exemplo: decorrente do ar poluído, do estilo de vida sedentário ou da dieta de alimentação tipo ´´fast-food´´ que requerem muita oxigenação para a eliminação de elementos nocivos ao corpo, incentiva a proliferação de bactérias anaeróbicas . O crescimento do número de micróbios prejudiciais conduzirá à deterioração das reacções enzimáticas, à sobrecarga de desperdícios metabólicos e finalmente à morte da célula. Sob circunstâncias anaeróbicas similares, as células tendem à mutação e a uma vida mais primitiva, variando de respiração aeróbia para a respiração anaeróbica na síntese da energia. Dr.Otto Warburg vencedor do prémio Nobel em 1923 demonstrou que a causa preliminar do cancro é a ausência de reposição do oxigénio nas células e pela fermentação do açúcar. O crescimento de “pilhas” de cancro é um processo de fermentação que pode ser iniciado somente na ausência relativa do oxigénio. O Ozono é um dos oxidantes mais poderosos da natureza. É usado na purificação de água e tratamento do esgotos, e está a ser aplicado actualmente como medicamento na Europa, desde feridas e colites ao cancro, bem como no tratamento complementar da S.I.D.A.. Sim, o mesmo Ozono na camada atmosférica que é responsável para proteger-nos dos raios ultravioleta sob a exposição ao sol e também oxidar poluentes no ar, podendo ser gerado a partir de oxigénio medicinal, através da descarga eléctricas. É administrado como uma mistura dos gases: Ozono/oxigénio (O3/O2). De acordo com a dosagem (miligramas de O3 por mililitro de O2, na correcta escala de concentração, o Ozono medicinal é o agente farmacêutico de que possui propriedades específicas e uma escala bem definida eficácia.

Propriedades do Ozono médico da sociedade americana do hematologia, (01 de Outubro de 1992) em concentrações abaixo de aproximadamente três e meio por cento, o cano principal três as propriedades do restitucional do Ozono podem ser observadas por sua influência oxidativa sobre o metabolismo do oxigénio, a indução de enzimas específicos e a activação de pilhas imuno-competentes. São estas influências sistémicas do Ozono que faz com que seja uma ferramenta terapêutica tão potente, porque a maioria das doenças que afectam seres humanos hoje, podem ser seguido aos níveis diminuindo do oxigénio e de um sistema imunológico comprometido.

Propriedades do Ozono medicinal:

Na escala mais elevada da concentração (três e meio a cinco por cento de Ozono em oxigénio, exibe um efeito germicida devido ao seu forte por oxidativo de destruição. O poder oxidativo do Ozono provou ser eficaz no vírus LLE (lipid-lipid-enveloped) destruindo alguns tais como: Epstein-Barr, herpes, cytomegalovirus e vírus que causa o hepatite. Um estudo recente indica que esse Ozono medicinal tinha 97 a 100 por cento de eficácia em destruir o HIV “in vitro” . (“Jornal da Sociedade Americana do Hematologia, 01 de Outubro de 1.992), São estas influências sistémicas do Ozono, provocadas sejam uma ferramenta terapêutica tão potente, porque a maioria das doenças que afectam seres humanos nos dias de hoje pode ser observadas pela diminuição do oxigénio e de um sistema comprometido em sua imunidade.

O Ozono muda directamente as cargas eléctricas pelo aumento da membrana dos eritrócitos devido à flexibilidade e plasticidade dos eritrócitos. Assim realça o fluxo do sangue e acentuando o transporte do oxigénio às “pilhas” e aos tecidos. Isto é especialmente aplicável na doença arterial da oclusão por meio de que ´´pilha´´ da formação nos eritrócitos. O mecanismo indirecto consiste do ozonólise, isto é, a reacção da ionização do Ozono com os ácidos graxos insaturados na membrana celular produzindo assim os peróxidos. Deve-se ressaltar que o Ozono comporta-se como um íon, não um radical livre sob o sangue fisiológico em pH normal mas entretanto nenhuma reacção prenderá o radical livre para causar o “stress” oxidativo. Esta reacção ativa o enzima 2,3-Diphosphoglycerate (2,3-DPG) na hemoglobina e libera oxigénio. Isto é de importância particular para os diabéticos em que 2,3-DPG é comprimido.

O Ozono Induz enzimas específicas na formação de peróxidos de vida curta na membrana e estas são injectadas na “pilha” e removidas pelo peroxidase do glutathion da enzima. Consequentemente, recomenda-se suplementar com a vitamina E, (N-acetyl-n-acetyl-cysteine) e selénio durante a terapia do Ozono para suportar o sistema do desintoxicação.

O Ozono Activará o Sistema de Imunização:

Documentou-se que o Ozono pode activar o monócito e os llimfócitos, induzindo a produção de cytokinas tais como: interleukina, interferona e o fator de necrose do tumor. (Jornal da Pesquisa Médica Internacional – Intl. Medical Research / 1994). As devastantes doenças de hoje são caracterizadas pelo imuno-depressão tais como: doenças virais crónicas, cancro e S.I.D.A. Naturalmente, a restauração do sistema imune depende de uma total conjunção de desintoxicação, da modificação do estilo de vida e de terapias de suporte.

Tipos de Administração do Ozono:

Há diversas formas para administrar o Ozono, dependendo da circunstância e patologia que está sendo tratada. Auto-hemoterapia, mistura do sangue com Ozono e o reinfusão no próprio doador, é o procedimento o mais popular entre médicos alemães. Outros métodos incluem o aplicação directa de mistura Ozono/oxigénio gasoso intravenosa, ou intra-arterial (particularmente em casos críticos de isquemia dos membros). Provou-se que a injecção directa do Ozono tem factores de risco muito baixos. Nenhum nitrogénio ali é contido, assim um êmbolo de ar não pode ocorrer. Insuflação de Retal de Ozono/oxigénio, é usada para tratar a colite, fístula e cancro. O Ozono é também excelente para o tratamento tópico de feridas infectadas, úlceras varicosas e queimaduras, especialmente aqueles que são de difícil cicatrização.

Indicações Terapêuticas:

O desenvolvimento moderno da aplicação do Ozono na medicina começou nos anos 50 dentro Europa e gradualmente ocorreu a propagação em toda Europa, Austrália, Israel, Cuba, Brasil e Colômbia. Em época mais distante, na Primeira Guerra Mundial, o Ozono foi usado como medicamento para tratar feridas e outras infecções. Mais de 5.000 médicos em todo o mundo, usam rotineiramente o Ozono em sua prática médica.
Quando é incorporado, nenhum efeito colateral é conhecido se o tratamento com Ozono for aplicado correctamente. Entretanto, desde que a terapia com Ozono é dependente da dosificação, este deve ser administrado com supervisão. Aplicações terapêuticas específicas do Ozono incluem o tratamento das doença vasculares, doenças virais, arteriopaia, insuficiência venosa, do cancro, úlceras, feridas infectadas, gangrenas, queimaduras, Doença de Krohn, colite ulcerativa e problemas de hérnia de disco. É usado também dentro odontologia como um desinfectante e na pediatria para o tratamento de viroses e infecções bacterianas dos intestinos. Nos tratamentos geriátricos, sua indicação principal está em disfunções circulatórias. O aumento do fornecimento de oxigénio ao cérebro é de grande benefício. Ozono, com todas suas propriedades miraculosas com a sua ausência de toxicidade, indubitavelmente é uma ferramenta importante dentro da medicina. É uma espada incomum, com dois gumes. Defende o corpo através da estimulação do sistema imune e ao mesmo tempo melhora a oxigenação e metabolismo.
Eu acredito que o Ozono merece um lugar no gerenciamento da saúde e da doença.

Dr. O. Chow - Médico em Vancouver - B.C., Canadá

O crescimento da terapia do Ozono na América é impedido ainda pelas companhias cujos interesses económicos são ameaçados por esta poderosa ferramenta médica.